Por que beber água interrompe o soluço?
- nathanlima132
- 2 de abr. de 2017
- 1 min de leitura
Beber água, tomar um susto, prender a respiração, encostar a palma da mão na ponta dos pés, entre outras várias técnicas diferentes com uma mesma função: interromper o soluço. Mas por que todas elas funcionam?
O soluço é resultado do espasmo de um músculo que temos como constituinte do nosso sistema respiratório, o diafragma. Localizado abaixo do pulmão, é o mais importante músculo inspiratório do nosso organismo. O que ocorre no soluço é um violento ato inspiratório, que ocorre devido a uma contração súbita e involuntária (o próprio espasmo).
Entenderam? Pois é, as vezes eu também não entendo, então vamos simplificar. Durante a respiração, o músculo diafragma, juntamente com os outros músculos inspiratórios e expiratórios, está em constante contração e relaxamento, garantindo uma respiração normal. O soluço representa, então, uma "falha" nas funções do diafragma, alterando a respiração.
O que acontece ao beber água ou tomar um susto, é que, momentaneamente, nós prendemos a respiração por alguns segundos, e esse tempo permite que o diafragma volte ao seu funcionamento normal e a respiração seja restabelecida.
E ai, já da pra explicar como parar um soluço pra aquela tia que te manda sempre tomar água? Envie sugestões e comentários por email sobre a qualidade do post! Fique ligado no Genoma curioso!

Referências:
OMS, OPAS. Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Décima revisão. São Paulo. Edusp. 2008.
CARDOSO, Maria, XAVIER, Andiara. Soluço - características e possibilidades fonoterapêuticas. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-48722011000100014&lang=pt>. Acesso em: 02/04/2017.
Comentários